terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Muart ( Modulação )


Modulação é o processo de variação de altura (amplitude), de intensidade, frequência, do comprimento e/ou da fase de onda numa onda de transporte, que deforma uma das características de um sinal portador (amplitude, fase ou frequência) que varia proporcionalmente ao sinal modulador.



Telecomunicações


Em telecomunicações, a modulação é a modificação de um sinal eletromagnético inicialmente gerado, antes de ser irradiado, de forma que este transporte informação sobre uma onda portadora.
Modulação é o processo no qual a
informação a transmitir numa comunicação é adicionada a ondas eletromagnéticas. O transmissor adiciona a informação numa onda básica de tal forma que poderá ser recuperada na outra parte através de um processo reverso chamado demodulação.
A maioria dos sinais, da forma como são fornecidos pelo transmissor, não podem ser enviados diretamente através dos canais de transmissão. Conseqüentemente, é necessário modificar esse sinal através de uma
onda eletromagnética portadora, cujas propriedades são mais convenientes aos meios de transmissão. A modulação é a alteração sistemática de uma onda portadora de acordo com a mensagem (sinal modulante), e pode incluir também uma codificação.
É interessante notar que muitas formas de comunicação envolvem um processo de modulação, como a fala por exemplo. Quando uma pessoa fala, os movimentos da boca são realizados a taxas de freqüência baixas, na ordem dos 10 Hertz, não podendo a esta freqüência produzir ondas acústicas propagáveis. A transmissão da voz através do ar é conseguida pela geração de tons (ondas) portadores de alta frequência nas cordas vocais, modulando estes tons com as ações musculares da cavidade bucal. O que o ouvido interpreta como fala é, portanto, uma onda acústica modulada, similar, em muitos aspectos, a uma onda elétrica modulada.
O dispositivo que realiza a modulação é chamado modulador.
Basicamente, a modulação consiste em fazer com que um parâmetro da onda portadora mude de valor de acordo com a variação do sinal modulante, que é a informação que se deseja transmitir.
Dependendo do parâmetro sobre o qual se atue, temos as seguintes tipos de modulação:
Modulação em amplitude (AM)
Modulação em fase (PM)
Modulação em freqüência (FM)
Modulação em banda lateral dupla (DSB)
Modulação em banda lateral única (SSB)
Modulação de banda lateral vestigial (VSB, ou VSB-AM)
Modulação de amplitude em quadratura (QAM)
Modulação por divisão ortogonal de freqüência (OFDM)
Quando a OFDM é utilizada em conjunção com técnicas de codificação de canal, se denomina Modulação por divisão ortogonal de freqüência codificada (COFDM).
Também se empregam técnicas de modulação por pulsos, entre elas:
Modulação por pulso codificado (PCM)
Modulação por largura de pulso (PWM)
Modulação por amplitude de pulso (PAM)
Modulação por posição de pulso (PPM)
Quando o sinal modulador é um
sinal digital, com um conjunto de símbolos digitais (p.ex, 0 ou 1), transmitidos (chaveados) em determinada velocidade de codificação (bauds), designa-se essas modulações, com uma transição abrupta de símbolos, por:
Modulação por chaveamento de amplitude (ASK)
Modulação por chaveamento de freqüência (FSK)
Modulação por chaveamento de fase (PSK)
Modulação por chaveamento de fase e amplitude (APSK ou APK)


Uma das técnicas pioneiras de modulação, onde o sinal da portadora é uma simples indicação de ligado-desligado, fundamentou a transmissão de mensagens através do código Morse por fios elétricos.
Os sinais de
televisão têm modulação em freqüência e amplitude simultâneas.
Algumas
radioestrelas emitem modulações em freqüência e amplitude simultaneamente.

Sem comentários:

Enviar um comentário

RADIO ORBITAL